A época alta do ano é aquela em que a procura é mais alta. Na aviação, acontece duas vezes por ano – durante as férias de verão e inverno. Estas épocas são muitas vezes acompanhadas por vários problemas e graves interrupções de viagens. Nesse sentido, a Skycop reuniu uma lista de problemas e possíveis soluções para que as suas viagens, durante estas duas alturas do ano, fossem o mais confortável possível.

Problema: Voos caros. A época alta significa que a procura é, tal como a palavra indica, alta e, portanto, os preços naturalmente acabam por subir face à média praticada.

Solução

Em primeiro lugar, se possível, evite viajar durante a época alta! Se esta não for uma opção, planeie a viagem com antecedência. Os bilhetes de avião devem ser comprados o mais cedo possível, pois geralmente quanto mais perto das datas escolhidas, mais caros serão.

Vale a pena fazer comparações utilizando vários sites – os preços das diferentes companhias aéreas e em diferentes sites podem variar e pode, dessa forma, obter um bom negócio, se gastar algum tempo na sua pesquisa.

Aqui pode encontrar várias dicas com informações bastante úteis sobre as datas na época alta e quando comprar os bilhetes.

Problema: Trânsito. Durante os períodos de maior procura, as estradas para os aeroportos poderão estar congestionadas, para não dizer que o trânsito pode estar totalmente parado pelas mais diversas razões.

Solução

Concluímos portanto que, chegar ao aeroporto antes do seu voo, parece ser uma boa ideia se não quiser ficar em terra. Algumas pessoas chegam por vezes, 5 ou 6 horas antes do voo, passam pela segurança e ficam a relaxar, a tomar uma chávena de café ou a ler um livro.

Correr para o aeroporto e estar atrasado é um início de viagem horrível, e por essa razão deve evitá-lo a todo custo.

Deve também considerar a forma que vai utilizar para sair do aeroporto e chegar ao seu destino. Vai alugar um carro? Vai de transportes públicos? Alguém o irá apanhar ao aeroporto? Certifique-se de ter todos estes pormenores bem definidos dias antes do seu voo.

Problema: Multidões. Alturas como estas significam muitas pessoas nos aeroportos e nos próprios aviões.

Solução

Com tantas pessoas a viajar ao mesmo tempo, há uma maior possibilidade das companhias aéreas venderem o mesmo lugar num determinado voo, a duas pessoas. Saberia o que fazer se tal situação ocorresse e fosse removido involuntariamente do voo? Tenha conhecimento dos seus direitos e saiba como agir em tais situações.

Certifique-se que se prepara com antecedência de forma a evitar multidões no aeroporto. Para poupar tempo no dia da sua viagem, faça o check-in online. Desta forma não será necessário dirigir-se ao aeroporto, e no caso de não conhecer o aeroporto, chegue mais cedo para não se perder.

É também durante a época alta que a maioria dos turistas visitam as principais atrações turísticas após o desembarque. Para que não perca horas em filas de bilheteiras, sugerimos comprar antecipadamente, através da internet, as entradas para museus, shows, etc.

Problema: bagagem perdida. Nenhuma companhia aérea garante que a sua bagagem não se perca.

Solução

O aconselhável será mesmo não exagerar no peso das malas. É sempre mais prático viajar com pouca bagagem, nem que seja pelo facto de não precisar de esperar pelo check-in de bagagem para sair do aeroporto. Tente, por isso, colocar a roupa necessária numa bagagem de mão. Viajar apenas com bagagem de mão também evita que a perca, pois esta está sempre consigo. O Departamento de Transportes dos EUA informou que, em 2017, foram perdidas 1.604.804 malas de viagem – este é o número de quantas viagens foram interrompidas.

Caso decida viajar com várias malas, pode também tomar algumas precauções para evitar o pior. Distribuir roupa e itens importantes pelas malas, por exemplo, é sempre uma boa solução – não coloque todas as suas roupas num saco e sapatos noutro. Divida o seu necessaire por ambas as malas. O mesmo deve acontecer caso viaje com outra pessoa – tenha roupa para cada um de vocês em ambas as suas malas. Assim, no caso de alguma mala se perder ou chegar atrasada ao destino, pode poupar algum dinheiro.

Problema: Itens de Tamanho Irregular (equipamento desportivo, instrumentos)

Solução

Cada companhia aérea tem seu próprio conjunto de regras e taxas de verificação de equipamentos desportivos – geralmente variam de acordo com o desporto – instrumentos e outros objetos irregulares. Tente familiarizar-se com os requisitos e restrições da companhia aérea antes de levar seu violino ou esquis para o aeroporto.

Problema: Interrupções de voo. Infelizmente, as férias podem tornar-se uma dor de cabeça muito rapidamente. Muitas coisas podem correr mal e o seu voo pode ser interrompido.

Solução

Condições meteorológicas, problemas técnicos e erros humanos são alguns fatores que podem atrasar os voos ou forçar as companhias aéreas a cancelá-los. Devido à procura de voos, extremamente acrescida, durante a época alta, os aviões recebem reservas em excesso e algumas pessoas são expulsas dos voos.

Os passageiros devem consciencializar-se dos seus direitos caso o voo seja cancelado, atrasado ou sobrelotado. No caso de ficarem presos num aeroporto por mais de duas horas, têm o direito de se sentirem incomodados e, se tiverem que passar uma noite, ou mais, enquanto aguardam pelo voo, existe a obrigação de hospedar os passageiros. Em alguns casos, quando a companhia aérea é culpada pelo atraso ou cancelamento, os passageiros têm direito a uma compensação moral. Existe a possibilidade de pedir a compensação por si mesmo, e para obtê-la pode sempre pedir ajuda no processo à Skycop, cujo slogan reforça esta mesma questão, “your flight – our fight” (o seu voo – a nossa luta).

Não é possível evitar a época alta, mas esperamos que possa torná-la pelo menos um pouco menos stressante com estas dicas. Tenha um voo são e salvo!

Skycop na luta dos direitos dos passageiros aéreos em nova campanha publicitária
Próxima publicação

Skycop na luta dos direitos dos passageiros aéreos em nova campanha publicitária